FIES Aditamento 2023

Aditamento FIES 2023

O FIES é Fundo de Financiamento Estudantil, tratando-se de programa de acesso à educação promovido pelo Governo Federal cujo o objetivo é incentivar jovens a cursarem o ensino superior em uma instituição privada de graça ou pagamento a metade do valor.

Considerando que o governo não tem grande número de universidades públicas, a forma encontrada para suprir a demanda é trazendo formas de a população ter acesso às universidades privadas, mas sem pagar tão caro por isso.

fies-aditamento-de-contrato 2023

Como funciona o FIES 2023?

A primeira edição do FIES ocorreu em 2010, ocasião em que muitos jovens acabaram realizaram as aspirações de de se tornarem universitários. Assim, em 2023 abrirão novas vagas FIES, mas com regras diferentes.

Agora, só pode fazer FIES quem não tem diploma de curso superior. Também é preciso fazer ENEM no ano anterior. O Fies 2023 vai cobrar taxa de juros de 6,5% com período de “folga” para pagamento de até 180 meses. É possível financiar até 100% do total do curso pelo FIES.

Requisitos FIES 2023

Todo mundo tem direito ao FIES? Infelizmente não. É preciso que:

  • Candidato tenha feito ENEM.
  • Tire mais de 450 pontos no ENEM.
  • Não zere a redação
  • Receba renda familiar máxima de até 2 salários mínimos per capita.
  • Tenha passado por seleção no MEC.

Quem ganhou bolsa de 50% no PROUNI 2023 – Universidade Para Todos – pode financiar os outros 50% pelo FIES.

Quem não tem direito ao FIES?

Não terá direito ao FIES 2023 quem:

  • Não passar por teste seletivo do MEC.
  • Já tem algum diploma de ensino superior
  • Recebe bolsa integral PROUNI.
  • Já recebeu financiamento do FIES.
  • Não pagou o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).
  • Tirou menos de 450 pontos no ENEM ou zerou a redação.
  • Receba mais que 2,5 salários mínimos per capita.

Inscrição FIES 2023

Para fazer a inscrição FIES 2023 é preciso aguardar edital de convocação do governo. Enquanto ele não sai, você deve saber que precisa acessar site do FIES, clicar no link “fazer minha inscrição”, com número de CPF em mãos e outros dados.

Quando finalizar o cadastro, você receberá uma confirmação de inscrição FIES 2023.

Resultado FIES 2023

O Resultado FIES 2023 pode ser consultado na página do MEC e do Fies, após análise de documentação enviada à CPSA. Depois disso, você deve ir a uma agência bancária e contratar FIES no banco do brasil ou na caixa econômica federal.

fies-aditamento-prazo 2023

Aditamento FIES 2023

Você precisa ter em mente de que é preciso renovar FIES a cada 6 meses, ao que se dá o nome de aditamento FIES. O aditamento FIES pode ser:

  • Simplificado
  • Não simplificado (quando há alteração de dados contratuais como fiador, mudança de faculdade, atraso de pagamento).

Para fazer aditamento FIES é só acessar o site SisFIES, preencher dados e imprimir comprovante.

Como cancelar o FIES 2023?

Para cancelar o FIES é só acessar SisFIES até o dia 15 do mês e encontrar o semestre a que se refere o contrato. Depois disso, clique na opção “encerramento”. Mesmo ao cancelar o FIES 2023 você vai precisar pagar tudo o que deve ao governo.

Quitar FIES

Para quitar FIES 2023, você tem a opção de liquidar contrato ao encerrá-lo, pagando tudo de uma só vez. Ou, ainda, você pode manter a fase de carência, antecipá-la, dentre outros.

aditamento-fies 2023

O que acontece se não fizer o aditamento do FIES 2023?

O FIES é como se fosse um empréstimo. Se você deixar de pagar o FIES, estará deixando de cumprir com uma obrigação firmada com o governo. Como o FIES é custeado com dinheiro público, você terá muitos problemas, podendo sofrer ações judiciais com a inscrição do seu nome em dívida ativa.

Muitas pessoas tentaram deixar de pagar FIES entrando com ação judicial ou, ainda, diminuir os juros. Entretanto, o governo tem ganhado todas as ações em seu favor, bem como têm executado pessoas que não pagam FIES.

Antes de contratar FIES 2023 tenha em mente que se trata de financiamento, o qual deverá ser pago por um bom tempo. Logo, pense muito bem antes de contratar o FIES, pois a dívida costuma ser longa. Não é raro os estudantes esquecerem disso e acabarem sendo surpreendidos, já que as parcelas do FIES vão aumentando com a passagem do tempo, podendo chegar a pouco mais de R$ 500,00 mensais, a depender do contrato.

Fazer Aditamento do FIES Passo a Passo

Agora você já é estudante que usa o FIES 2023 e pretende fazer um aditamento? O aditamento é acrescentar algo ao seu perfil, mas também se trata quando o estudante deve proceder com o aditamento que é referente à renovação semestral dos contratos de financiamento que pode ser simplificado e não simplificado. Este processo deve ser feito por meio do sistema informatizado do FIES chamado de SISFIES, mediante uma solicitação da Comissão Permanente de Supervisão de supervisão de acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica que é realizado através da instituição que o estudante é matriculado. Após esta solicitação, o estudante deverá informar sobre sua situação, se foi realizado o aditamento.

fies-aditamento 2023

No caso positivo da realização do aditamento do FIES, a confirmação acontece somente 20 dias contada a partir da data de conclusão da solicitação, depois de confirmado, a pessoa deve comparecer a CPSA para retirar o documento de regularidade de matrícula (DRM) que deve estar devidamente assinada pelo presidente ou vice-presidente da comissão de supervisão.

No caso do adiantamento simplificado, o estudante deve se dirigir ao Agente Financeiro, acompanhado do seu representante legal e dos fiadores para formalizar o aditamento.

Para o aditamento de contrato financeiro do FIES 2023 deverá ser apresentado alguns documentos tanto originais como cópias como: documentos do aluno, documento de regularidade de inscrição emitido pela CPSA, termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial, documento de identificação CPF próprio, certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso; comprovante de residência, CPF, Certidão de casamento, comprovante de residência, comprovante de rendimentos (salvo no caso de fiança solidária).

Então, vamos aos passos de como fazer o aditamento do Fies 2023. Primeiro consulte o site do sistema Sisfies (ver em http://sisfies.mec.gov.br/) e clique na página inicial em aditamento de contrato e neste campo deve preencher seu CPF e sua senha e coloque o código de ativação e clique em seguida em entrar; confira seus dados e depois desça a barra de rolagem até o final da página e clique em sim e aparecerá uma nova janela, e depois no final confirmar adiantamento. No final aparece uma mensagem avisando que sua solicitação de aditamento foi realizada com sucesso e é bom solicitar seu comprovante e imprimir.

Para mais dúvidas sobre aditamento FIES 2023, não deixe de contatar a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil ou a sua instituição de ensino escolhida, caso você já tenha sido agraciado com o financiamento.

Não perca tempo e fique atento ao novo do Edital FIES 2023. Essa é uma grande chance para que você tenha uma folga para estudar na universidade e deixar para pagar os custos quando já estiver formado e recebendo uma boa remuneração.

Mais sobre o FIES 2023

  • fies-segundo-semestre-150x150 2023FIES 2023 Inscrição Segundo Semestre Inscrição Segundo Semestre FIES 2023 Agora o sonho do ensino superior está mais perto de você. O programa de financiamento estudantil programa do ministério da educação te dá a oportunidade de fazer o curso pagando quase nada ou nada de […]
  • fies-cursos-instituicoes-150x150 2023Fies – Consulta de Cursos e Instituições Consultar instituições e cursos no Fies O Programa de Financiamento Estudantil ou simplesmente Fies como é conhecido popularmente, é um programa criado pelo Governo Federal, no qual a sua grande finalidade é oferecer uma boa formação […]
  • fies-odontologia-150x150 2023FIES Odontologia – Nota de Corte, Vale a Pena? Faculdade de Odontologia Pelo FIES É estudante e tem o sonho de fazer faculdade de odontologia? É um curso caro e, portanto um sonho distante para muitos estudantes. A alternativa possível para realizar este sonho é o FIES Odontologia. […]
  • fies-brasil-150x150 2023Fies Brasil Simulação Simular Fies Brasil O Fies, fundo de financiamento estudantil, é um programa criado pelo governo federal para incentivar a entrada de mais pessoas na educação superior, em parceira com o ministério da educação, o MEC e os bancos oficiais […]
  • fies-por-mestrado-doutorado-150x150 2023FIES para Mestrado e Pós Graduação Fazer Pós e Mestrado pelo FIES Agora além da graduação, o FIES também está disponível para especializações como pós graduação, mestrado e doutorado, além da primeira faculdade. Com certeza, você já deve conhecer o programa de […]
  • fies-prouni1-150x150 2023Fies e Prouni Ao Mesmo Tempo Inscrição no Fies e Prouni Ao mesmo tempo Muita gente tem dúvidas se vale dos programas do governo federal para ter acesso ao ensino superior. Isso por que, apesar de todas as reclamações e toda a burocracia com a qual o Brasil sofre, os […]
  • fies-para-medicina-150x150 2023Fies para Medicina Fies 2023 para medicina Agora temos o Fies para Medicina 2023 que passou a ser um novo recurso disponibilizado pelos bancos em parceria desse programa, e que também vai facilitar demais o acesso do jovem a esse curso bem […]
  • fies-mitos-perguntas-e-respostas-150x150 202310 Mitos sobre o FIES Verdades e Mentiras sobre o Fies Você pretende fazer o Fies? Confira aqui as dúvidas frequentes e perguntas e respostas do Fies que você deve saber antes de fazer a inscrição e descubra quais são os mitos do Fies. O FIES nada mais […]
  • quero-bolsa-inscricoes-e-confiavel-150x150 2023Quero Bolsa 2023 Inscrições, Cursos, É Confiável? Cadastro Quero Bolsa 2023 Pensou em fazer uma faculdade, mas não tem capital para pagar as mensalidades? Este é o momento perfeito para conseguir uma bolsa de desconto. O momento de entrar para o ensino superior chegou agora! Muitas […]
  • fies-duvidas-frequentes-150x150 2023FIES Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes do FIES Você estudante universitário já deve ter ouvido falar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa dar uma concessão de financiamento estudantil aos […]

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2023

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: