Perdão de Dívida do Fies 2024: Como Funciona 2024
O Fies é um projeto do governo que torna o sonho de cursar uma faculdade real. Isso porque, com ele, o estudante pode financiar todo o curso e pagar apenas uma taxa durante a graduação e a maior parte após a finalização.
No mundo perfeito, as pessoas se formam, conseguem bons empregos e mudam completamente de vida. Contudo, a realidade é bem diferente e por isso, é comum encontrar pessoas que não conseguiram pagar a dívida do Fies, mesmo após muito esforço.
Pensando nisso, o governo efetua algumas exceções e concede o perdão de dívida do Fies. Então, se esse é o seu caso, saiba como ela funciona e se você pode se beneficiar. Para ficar mais didático, separamos algumas perguntas que podem esclarecer sobre esse processo:
- Quem pode pedir o perdão de dívida do Fies 2024?
- O que pode reverter o perdão do Fies?
- Como pedir o perdão de dívida do Fies 2024?
- O perdão da dívida é total?
Saber a resposta para essas perguntas pode mudar completamente a sua vida. Afinal, com elas você saberá se pode ser contemplado com esse perdão ou não. Então, se despertou o seu interesse, veja agora as informações a seguir.
Quem pode pedir o perdão de dívida do Fies 2024?
Para ter o perdão de dívida do Fies 2024, é necessário ter assinado o contrato até o segundo semestre de 2023. Ou seja, precisa ter em média cinco anos que você iniciou esse financiamento.
Outro critério é que, o candidato deve ter inadimplência de mais de noventa dias desde a data da divulgação da medida provisória. Ou seja, se ela foi publicada a mais três meses atrás, você poderá solicitar esse perdão.
Esse período parece ser muito, mas, na verdade, não é. Isso porque, o perdão de dívida do Fies só deve vir para aqueles que realmente não conseguiram pagar o programa.
Afinal, vale lembrar que, durante a faculdade, o Estado paga as mensalidades com o dinheiro público. Logo, esse valor deve ser reembolsado, quando possível. Sendo tão somente como uma ajuda em forma de empréstimo.
O que pode cancelar o perdão do Fies?
Existem alguns fatores que podem cancelar o perdão de dívida do Fies. Logo, para fugir deles, é importante você conhecer e entender cada um. Assim, será possível evitar estresses futuros. Logo, sem mais delongas, saiba quais são os mesmos:
- Descumprimento do acordo estabelecido;
- Fraude ou qualquer tipo de tentativa de enganação durante o processo;
- Ocorrência de hipóteses adicionais previstas nos termos.
Como qualquer acordo, o perdão de dívida do Fies tem cláusulas que devem ser cumpridas. Caso contrário, o indivíduo pode voltar a responder por ela. Então, na hora de assinar, revise bem todo conteúdo e questione qualquer dúvida que possa surgir.
A fraude ou dolo pode acarretar sérios danos ao indivíduo. Afinal, ele mentirá para o Estado e pode responder judicialmente. Desse modo, independente do desespero, nunca oculte ou altere algum dado. Dê somente os dados reais da sua situação.
A medida provisória, com os termos adicionais previstos, entrou em vigor em 30 de dezembro de 2023. Desse modo, vale a pena conferir tudo que está presente nela, antes de solicitar o perdão de dívida do Fies.
Como solicitar o perdão de dívida do Fies 2024?
A solicitação do perdão de dívida do Fies 2024, pode ser feito direto no site da caixa. Inclusive, todo passo a passo é bem intuito. Mas, para não restar dúvidas, sigas as instruções que serão apontadas:
- Acesse o portal oficial da caixa;
- Clique na aba “renegociação FIES”;
- Aperte do botão “simulação e renegociação” e preencha todos os dados que ele solicitar.
Quando você preencher todos os dados, revise as informações pelo menos duas vezes. Dessa forma, será possível ter uma resposta mais assertiva. Após o cadastro, a caixa irá analisar todos as informações passadas e verá se o seu perfil está apto para renegociar a dívida do Fies.
O perdão da dívida do FIES é total?
Por fim, apesar de ser um perdão parcial, o Governo trouxe descontos em algumas situações, de modo que a sua dívida pode ficar quase totalmente gratuita, se comparada ao valor original. Então, veja abaixo quais são as possibilidades:
- Perdão de até 92% se o pagamento for no débito;
- Parcelamento total de até 150 meses.
O pagamento no débito é uma ótima opção. Afinal, nele você irá pagar apenas 8% do valor total da dívida. Além disso, finalmente não precisará mais se preocupar com ela na sua vida.
Logo após concluir sua faculdade, poder exercer sua função e começar uma nova etapa na vida. Então, se existe a possibilidade de pagar por esse meio, aposte nele sem medo.
O modo parcelado não traz descontos. Entretanto, ele facilita muito o pagamento. Afinal, quando o valor da dívida do FIES for dividido em 150 vezes, as parcelas ficarão bem baixas e mais acessíveis do que antes. Logo, esse método também vale imensamente a pena.
Mais sobre o FIES 2024
Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024
Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.